O POTENCIAL SINÉRGICO DA PARCERIA CULTURA & EMPRESA EM PERUÍBE
Segundo o Dicionário Aulete Digital, sinergia, em economia, é a “ação conjunta de vários agentes visando a um resultado melhor que o de ações isoladas”. Basicamente foi esse o fio condutor da agradável conversa que tivemos ontem com Sandro Rocha, gerente do recém inaugurado PERUIBEBEER, restaurante, pizzaria e cervejaria, localizado no número 1856 da Avenida Padre Anchieta, aqui em Peruíbe, a convite do próprio Sandro.
Chegamos ao PERUIBEBEER às 20:00 e fomos simpaticamente recepcionados pelo Sandro e a proprietária do estabelecimento, Bianca Rocha.
As instalações são amplas apesar de não darem essa impressão a julgar apenas pela fachada do local. O imóvel passou por recentes reformas e tem acomodações para eventos de médio porte. Acomodaria com conforto e agilizado atendimento, por exemplo, o evento anual de confraternização dos nossos acadêmicos.
Durante a conversa degustamos uma deliciosa cerveja artesanal, uma espécie de avant première do que em breve estará sendo oferecido aos clientes em termos de cervejas artesanais. A conversa girou em torno do trinômio literatura / cultura, turismo e empreendedorismo no contexto da cidade. Abordamos o potencial sinérgico da parceria cultura & empresa em Peruíbe, ou seja, na nossa percepção de que a vocação de Peruíbe está naturalmente e indissoluvelmente ligada ao turismo e suas variadas vertentes, entre elas o turismo cultural; e que existe um filão extremamente valioso e ainda em estado praticamente cru esperando que a iniciativa empresarial venha explorar seu potencial, mas não de forma individualista, o que termina por levar essas propostas ao fracasso, e sim de forma integrada, formando um todo harmônico composto dos diversos agentes, a começar com o mais importante, os clientes, ou seja os turistas e também os veranistas e moradores. Uma modesta proposição de como isso seria feito:
1. As diferentes expressões culturais regionais vão estar presentes em eventos programados para ocorrerem durante o ano todo. Esses eventos receberão apoio do poder público e da iniciativa privada. Funcionarão como catalizadores capazes de motivar e atrair os clientes (Turistas, veranistas e moradores). É importante a parceria público-privada para criar toda infraestrutura. E esta necessária para o melhor do melhor atendimento aos clientes. Um exemplo: Flip em Paraty.
2. O setor empresarial direciona suas iniciativas sempre ligado no par turismo & cultura. A divulgação dos eventos culturais, das riquezas naturais e culturais, da gastronomia caiçara, da infraestrutura pronta para receber a todos com o máximo de conforto, de facilidade e de atrativos deve sempre ser feita buscando conectar o turismo, o comércio, a cultura e o turismo ao invés de fazê-los isoladamente e de forma assistemática. Um exemplo inspirador: Holambra e as suas maravilhosas flores.
3. O setor público deverá ser o moderador que buscará conjugar todos os legítimos interesses da cultura e das empresas de forma que aquela sinergia citada no título seja atingida e todos, população, empresários, agentes culturais etc saiam ganhando nessa equação.
4. Todas as associações e organizações sociais terão papel fundamental no sentido de apresentar sugestões e ideias para serem debatidas, analisadas e consideradas pelo setor público ao tratar das múltiplas demandas dos diversos setores.
5. Todas essas ações precisam ser planejadas em conjunto. O projetos resultantes deverão ser assumidos por todos os agentes envolvidos e firmados em documentos adequados. Também veio ao centro da conversa a questão da grande burocracia que dificulta a inciativa e a inovação dos que sonham em abrir ou em evoluir uma empresa. E grave é também o assédio de aproveitadores que se valem de algum poder que têm e aparecem como moscas justo naquele momento mais frágil do empreendedor que é quando ele está dando os primeiros passos num novo negócio.
Desejamos sucesso ao Sandro, a Bianca Rocha e ao PERUIBEBEER. Agradecemos pelo gentil convite para nos apresentar a empresa e as aspirações culturais. Ficamos felizes de descobrir também que o Sandro é escritor e autor de quatro livros publicados. Bem vindos e vamos buscar parceria no sentido de fomentar a cultura em geral e, em particular, seu vetor literatura, tudo interligado com a atividade empresarial, pois o somatório de todas essas iniciativas é o caminho que conduzirá Peruíbe ao crescimento de toda a sociedade.
Chegamos ao PERUIBEBEER às 20:00 e fomos simpaticamente recepcionados pelo Sandro e a proprietária do estabelecimento, Bianca Rocha.
As instalações são amplas apesar de não darem essa impressão a julgar apenas pela fachada do local. O imóvel passou por recentes reformas e tem acomodações para eventos de médio porte. Acomodaria com conforto e agilizado atendimento, por exemplo, o evento anual de confraternização dos nossos acadêmicos.
Sandro, gerente; João, Acadêmico; Jorge, Presidente da Academia;
Bianca Rocha, proprietária do empreendimento.
Bianca Rocha, proprietária do empreendimento.
Durante a conversa degustamos uma deliciosa cerveja artesanal, uma espécie de avant première do que em breve estará sendo oferecido aos clientes em termos de cervejas artesanais
1. As diferentes expressões culturais regionais vão estar presentes em eventos programados para ocorrerem durante o ano todo. Esses eventos receberão apoio do poder público e da iniciativa privada. Funcionarão como catalizadores capazes de motivar e atrair os clientes (Turistas, veranistas e moradores). É importante a parceria público-privada para criar toda infraestrutura. E esta necessária para o melhor do melhor atendimento aos clientes. Um exemplo: Flip em Paraty.
2. O setor empresarial direciona suas iniciativas sempre ligado no par turismo & cultura. A divulgação dos eventos culturais, das riquezas naturais e culturais, da gastronomia caiçara, da infraestrutura pronta para receber a todos com o máximo de conforto, de facilidade e de atrativos deve sempre ser feita buscando conectar o turismo, o comércio, a cultura e o turismo ao invés de fazê-los isoladamente e de forma assistemática. Um exemplo inspirador: Holambra e as suas maravilhosas flores.
3. O setor público deverá ser o moderador que buscará conjugar todos os legítimos interesses da cultura e das empresas de forma que aquela sinergia citada no título seja atingida e todos, população, empresários, agentes culturais etc saiam ganhando nessa equação.
4. Todas as associações e organizações sociais terão papel fundamental no sentido de apresentar sugestões e ideias para serem debatidas, analisadas e consideradas pelo setor público ao tratar das múltiplas demandas dos diversos setores.
5. Todas essas ações precisam ser planejadas em conjunto. O projetos resultantes deverão ser assumidos por todos os agentes envolvidos e firmados em documentos adequados. Também veio ao centro da conversa a questão da grande burocracia que dificulta a inciativa e a inovação dos que sonham em abrir ou em evoluir uma empresa. E grave é também o assédio de aproveitadores que se valem de algum poder que têm e aparecem como moscas justo naquele momento mais frágil do empreendedor que é quando ele está dando os primeiros passos num novo negócio.
Empresários ligados na cultura e suas expressões como a literatura, a música e as artes em geral: Sinal de esperança para dias melhores em Peruíbe e região
Jorge Braga
As opiniões neste artigo são do autor apenas e não necessariamente correspondem à posição da Academia
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